ENFEPro

A SFEPro e o papel do ENFEPro



A SFEPro – Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção foi constituída no dia 06 de novembro de 2008, motivada pela chamada da ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção de fomentar a constituição de Representações Regionais (RRs) em cada Unidade da Federação (UF), visando a contribuir para o (re)conhecimento das vocações de cada UF no tocante às potencialidades e perfil da Engenharia de Produção.

No sentido de materializar sua intenção de promover a integração dos cursos de Engenharia de Produção (graduação e pós-graduação) do Rio de Janeiro, além da necessidade de se criar um fórum permanente dedicado à promoção, qualificação e divulgação da profissão de Engenharia de Produção no Estado do Rio de Janeiro, a SFEPro tem promovido, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, o ENFEPro – Encontro Fluminense de Engenharia de Produção.

A 1ª edição do ENFEPro aconteceu nos dias 21 e 22 de maio de 2009, na Cidade de Campos dos Goytacazes, Região Norte Fluminense, com a coordenação geral de professores do LEPROD – Laboratório da Engenharia de Produção da UENF – Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Além da UENF participaram do Comitê Organizador as seguintes IES: ISECENSA – Institutos Superiores de Ensino do CENSA; UCAM Campos – Universidade Cândido Mendes; CEFET/RJ Unidade Nova Iguaçu; UFF/ Niterói e UFF/ PURO Rio das Ostras. O evento contou com um público de mais de 450 pessoas.

O II ENFEPro foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2010, no Hotel Vilarejo, em Rio das Ostras, Região dos Lagos, sob a coordenação geral de professores do PURO – Polo Universitário de Rio das Ostras da UFF. Considerando a vocação da região, II ENFEPro teve como tema “engenharia de produção e o futuro do setor de petróleo e gás”. O evento teve um público superior a 700 pessoas.

Com inspiração nos megaeventos brasileiros, como Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016, o III ENFEPro teve o tema “projetos de alta complexidade no Rio de Janeiro: novos desafios para a Engenharia de Produção”. O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2011 e teve a coordenação geral de duas IES distintas, com atividades acontecendo em paralelo, tanto no CEFET/RJ, quanto na UVA – Universidade Veiga de Almeida, situadas no bairro da Tijuca/ RJ. O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas.

Em 22 e 23 de Agosto de 2013, o ENFEPro desembarcou no Sul Fluminense, especificamente, na cidade de Volta Redonda – tradicional reduto da produção industrial do Brasil, com vocações histórias nas áreas metal-mecânica e automobilística. Com a coordenação geral de professores do Departamento de Engenharia de Produção da EEIMVR – Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, vinculada à UFF, o IV ENFEPro teve como linha temática “O setor metal mecânico no Sul Fluminense: desafios e oportunidades para a engenharia de produção”. Mais de 400 pessoas participaram desse evento.

O V ENFEPro foi realizado no Norte Fluminense, no município de São João da Barra/ RJ, nos dias 28, 29 e 30 de Abril de 2015, em conjunto com o XI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção e o IV Encontro Capixaba de Engenharia de Produção, dando origem ao I Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, cujo tema central foi “logística e integração”. Tratou-se do primeiro evento de engenharia de produção no país, com imersão plena de palestrantes e congressistas, contando com um público superior a 800 pessoas.

A sexta edição do ENFEPro foi realizada na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói/ RJ, nos dias 18 e 19 de outubro de 2017, com a intenção de contribuir para a reflexão sobre alternativas à retomada do desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, a edição 2016 do ENFEPro apresentou como tema central o “empreendedorismo na Engenharia: reflexões sobre a teoria e a prática”. O público presente no evento foi de mais de 400 pessoas.